Patrocínio



























Apoio








  • free counters


Minicursos





Minicurso 1: Introdução ao desenvolvimento com Android (slides)

Data: Segunda - (24/Set/2012), Horário: 11:00 - 12:30 / 14:30 - 16:00.


Palestrante(s)


Marcelo Cyreno (LG Corporation)


Resumo


Este minicurso tem por objetivo apresentar o ambiente de desenvolvimento Eclipse/ADT, mostrar técnicas para desenvolver e depurar aplicativos básicos, detalhar o ciclo de vida de uma aplicação, e apresentar detalhes iniciais sobre layouts.



Minicurso 2: Desenvolvimento para dispositivos móveis com Android + Facebook (slides)

Data: Segunda - (24/Set/2012), Horário: 18:30 - 22:00.


Palestrante(s)


Marcelo Cyreno (LG Corporation)


Resumo


Este mini-curso tem por objetivo apresentar formas de como tirar proveito da enorme popularidade e visibilidade das redes sociais.  Ele apresenta como conectar sua aplicação ao Facebook. Serão apresentadas técnicas para configurar, testar e desenvolver com o Facebook Android SDK, Facebook OpenGraph, FQL (Facebook Query Language).



Minicurso 3: Gerenciamento de Projetos – Básico (slides)

Data: Quinta - (27/Set/2012), Horário: 11:00 - 12:30 / 14:30 - 16:00.


Palestrante(s)


Mário Henrique Trentim (Instituto de Aeronáutica e Espaço)


Resumo


Curso introdutório sobre gerenciamento de projetos em que serão apresentadas as melhores práticas do PMI, Agile vs Waterfall e o Guia PMBOK aplicado na prática. Os processos, grupos de processos e áreas do conhecimento do Guia PMBOK 4a edição serão tratados no curso. Serão também abordados tópicos sobre carreiras em gerenciamento de projetos e software, certificações e mercado de trabalho



Minicurso 4: Tópicos Avançados em Gerenciamento de Projetos (slides)

Data: Sexta - (28/Set/2012), Horário: 11:00 - 12:30 / 14:30 - 16:00.


Palestrante(s)


Mário Henrique Trentim (Instituto de Aeronáutica e Espaço)


Resumo


O curso apresenta conceitos de maturidade e padrões de gerenciamento de projetos, CMMI, governança corporativa e política da qualidade. Serão abordados processos, ferramentas e técnicas de engenharia de sistemas aplicadas ao gerenciamento de projetos de sistemas complexos de engenharia e software. Fatores críticos de sucesso, o gerenciamento de stakeholders e das comunicações serão estudados e seus conceitos aplicados na prática



Minicurso 5: StartupS - Empreendendo a sua Startup de Software no Brasil (slides)

Data: Quarta - (26/Set/2012), Horário: 11:00 - 12:30 / 14:30 - 16:00.


Palestrante(s)


Eiran Simis (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR))


Resumo


O que é uma startup, por onde começar e quem pode me ajudar no Brasil? Durante o minicurso vamos percorrer as metodologias: Business Model Canvas, Customer Development e Lean Startup. Sem deixar de abordar as iniciativas de apoio ao empreendedorismo pelo Brasil.



Minicurso 6: Gestão Ágil de Projetos com SCRUM (slides)

Data: Quinta - (27/Set/2012), Horário: 18:30 - 22:00.


Palestrante(s)


Izabella Lyra (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R.)


Resumo


Gerenciar projetos é indiscutivelmente uma tarefa complexa. Desde os primórdios do PMBOK em 1987, uma evolução significativa vem sendo observada na organização e padronização do gerenciamento de projetos, mas, e quanto a resultados? Segundo o chãos report 2009 o percentual de projetos de sucesso melhorou bastante nos últimos 10 anos, porém ainda está significativamente abaixo da quantidade de projetos que tiveram algum elemento de fracasso na mesma amostragem.
Tudo isso torna-se ainda mais difícil quando a natureza do trabalho a ser realizado no projeto também apresenta características significativamente complexas, e assim é a engenharia de software. Como então lidar com essa composição de complexidades? Como os metodologistas evoluíram ao longo do tempo nesse contexto? E o movimento ágil? Agilidade resolve todos os problemas? Este curso vai explorar esses aspectos e discutir um pouco sobre nossa experiência no gerenciamento de projetos de software.



Minicurso 7: INTRODUÇÃO À PLATAFORMAS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM - UMA ABORDAGEM PRÁTICA (slides)

Data: Quinta - (27/Set/2012), Horário: 18:30 - 22:00.


Palestrante(s)


Fred Lopes (UFRN)


André Almeida (IFRN)


Thaís Batista (UFRN)


Resumo


A Computação em Nuvem é um modelo de computação em que recursos computacionais e serviços são oferecidos sob demanda, em qualquer localização e com pagamento baseado no uso de tais recursos e serviços. Nesse modelo, tais recursos e serviços oferecidos aos usuários são de responsabilidade de empresas especializadas. A popularização desse modelo computacional está resultando em uma grande quantidade de plataformas de computação em nuvem, oferecendo serviços em diferentes níveis (por exemplo, IaaS, PaaS, SaaS).  Neste minicurso focaremos nos conceitos básicos da computação em nuvem e apresentaremos detalhes de utilização de serviços oferecidos por duas plataformas distintas (AWS e OpenStack)



Minicurso 8: DESENVOLVENDO APLICAÇÕES PARA PLATAFORMAS DE NUVEM (slides)

Data: Sexta - (28/Set/2012), Horário: 11:00 - 12:30 / 14:30 - 16:00.


Palestrante(s)


Fred Lopes (UFRN)


André Almeida (IFRN)


Thaís Batista (UFRN)


Resumo


Este minicurso apresenta o processo de implantação de uma aplicação real na nuvem. Para isso utilizaremos uma aplicação como estudo de caso e mostraremos como essa aplicação poderia ser implantada em diferentes plataformas de computação em nuvem (AWS, OpenStack e GAE). Esse curso, embora independente, se complementa com o minicurso INTRODUÇÃO À PLATAFORMAS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM - UMA ABORDAGEM PRÁTICA.



Minicurso 9: Projeto de Interfaces para Sistemas Contemporâneos (slides)

Data: Quinta - (27/Set/2012), Horário: 11:00 - 12:30 / 14:30 - 16:00.


Palestrante(s)


Tâmara de Andrade Baía (Instituto Nokia de Tecnologia)


Resumo


Este mini-curso tem por objetivo apresentar as principais técnicas e premissas utilizadas no processo de design de interfaces, através de teorias e cases de mercado, com foco principal em interfaces móveis. Parte 1) O que é o Design de Interação?  Parte 2)  Características do processo de design - De onde vem tanta inspiração? Atividade 1 - Foco no usuário; Atividade 2 - Reinvente o uso dos objetos; Parte 3) Regras de Ouro para Mobile Interaction Design;  Atividade 3 - Análises heurísticas de interfaces móbile