Patrocínio



























Apoio








  • free counters


Atividade do Patrocinador - DATAPREV

 

Programação

Sexta, 28 de Setembro

Palestras
11h00 - 12h30 O Processo de Desenvolvimento de Software da Dataprev aplicado ao Portal Mais Emprego.
Lívia Vasconcelos
14h30 - 16h00 Colaboração na Gestão de Ecossistemas Corporativos.
Rogério Ribeiro


Palestra: O Processo de Desenvolvimento de Software da Dataprev aplicado ao Portal Mais Emprego.

Objetivo

Apresentar o Processo de Desenvolvimento da Dataprev (PD-DATAPREV) explanando sobre suas características, referências teóricas, ciclos de vida e boas práticas. O PD-DATAPREV é utilizado por todas as Unidades de Desenvolvimento da Dataprev, presentes nos estados da Paraíba, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará.

 

Minicurrículo

Lívia Vasconcelos: Mestre em Gestão de TI pela Universidade Federal de Pernambuco (2012); Especialista em Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras (2009); Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2006); Implementadora Oficial do MPS.BR (desde 2006); Analista de Tecnologia da Informação na Dataprev - atuando como Analista de Qualidade de Software da Unidade de Desenvolvimento da Paraíba (desde 2006). 


Palestra: Colaboração na gestão de ecossistemas corporativos

Resumo

Administrar os ativos de TI e realizar ao mesmo tempo a comunicação com diversas áreas/setores constitui-se um desafio. Como promover a colaboração da gestão de ecossistemas corporativos? O mapeamento, a modelagem e execução dos processos  tornará possível a gestão dos ecossistemas  por meio de uma arquitetura para processos e serviços.

Um dos objetivos de um ecossistema corporativo, consite em formalizar o processo de trabalho e  realizar o seu mapeamento, de forma que os tornem  reusáveis e inteligentes para atender a supervisão, gerências, divisões. O processo precisa gerar resultado em tempo real e o traduzir em indicadores.

Em linhas gerais, demonstraremos como identificar os pontos de colaboração para a gestão dos ecossistemas. Será apresentado  também os elementos que constituem a base para criação e  a gestão dos ecossistemas: a arquitetura para os processos e serviços (ESB/SOA), a modelagem de negócios com BPMN e a instanciação do modelo de processos.

 

Minicurrículo

Rogério Ribeiro (Brasil) - Bacharel em Ciência da Computação formado pela UNIP e Especialização em Gerência de Projetos pela UNISUL. Atualmente funcionário da DATAPREV  como Analista de Tecnologia da Informação, desenvolvendo os papéis de : desenvolvimento, integração e implantação de sistemas. Já trabalhou na sede da Politec(hoje Indra) no Centro de Sustentação de Sistemas(CSS), Fábrica de Projetos e Fábrica de Software com projetos para o governo  CEF(Caixa Econômica Federal) e STJ(Superior Tribunal de Justiça).